Estar Bem VS Bem Estar

Hoje vou falar um pouco do Estar Bem

Estar Bem  é o que todos sentimos , quando acordamos  sem dor !

É  tudo aquilo a que nos habituámos durante toda a nossa vida dita normal .

Estar Bem é quando nascemos , chorarmos para dizer ao mundo que estamos vivos!

Só esperamos mimos e mama !

Na primeira infância  Estar Bem passa por brincar ,comer e dormir .

É  não estar doente  , é não doer a barriga  , é  não ser sujeito a castigos  e, nesta altura começamos a entender que temos que fazer algumas coisas simples  a que os adultos chamam de “porque sim” .

A estes “porque sim “ os adultos chamam de regras  , horas para brincar horas para comer , horas para dormir etc .

Algumas  vezes para não dizer na maior parte das vezes não entendemos nem sabemos o porquê , ainda   não estamos preparados para as perceber  , mas rapidamente entendemos que no cumprir dessas regras vamos receber a  compensação e perceber o conceito do dar e receber .

O Bem Estar inclui o mimo e o amor de quem cuida .

Na segunda infância a entrada na escolaridade obrigatória , quer seja pública ou privada  , faz-nos entender a diferença entre a casa e a escola bem como  a diferença entre a família, quer sejam  os pais os avós os tios  ou outros cuidadores  e os professores .

Na adolescência o conceito de Estar Bem  altera-se completamente , com a tomada de consciência  de que as  responsabilidades  que  são impostas , passam a ser uma moeda de troca .

Nas  responsabilidade escolares  , o Estar Bem passa por estudar e ser  bom aluno , para receber o prémio da passagem ou  outro , prometido  ou sugerido para o Natal ou o aniversário .

Nas responsabilidades  familiares , quer seja na comparticipação das tarefas   em casa  por ausência dos pais  quer ,  na ajuda aos  irmãos mais novos ou no cuidar deles  o Bem Estar passa a ser dividido , passa a ser o Bem Estar  de quem passa a ser cuidador .

O Estar Bem implica um ciclo que começa por receber os “ mimos”  e se fecha quando nos sentimos  preparados  para os  distribuir , quer seja um beijo ou um abraço .

( resultado de uma conversa com os meus netos )

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

About the author

One thought on “Estar Bem VS Bem Estar”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Segue-me no Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar